Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A restauração das famílias atuais em Jesus Cristo



O Papa João Paulo II chamou a família de "Santuário da vida"  (Carta às Famílias, 11). Santuário quer dizer "lugar sagrado". É ali que a vida humana surge como de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família, guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. É a "a Igreja doméstica" (LG, 11) onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido. Disse o Concílio Vaticano II que: "A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar" (Gaudium et Spes, 47) e "constitui o fundamento da sociedade" (GS, 52).

Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher "à sua imagem e semelhança" (Gen 1,26), Ele os quis "em família".  Se a família for destruída, a sociedade também o será. O Catecismo da Igreja Católica (CIC), diz que ela é "vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai" (§ 2205). Jesus nasceu e viveu numa família; fez seu primeiro milagre nas Bodas de Caná onde nascia uma família.

Mais do que nunca hoje a família é ameaçada e atingida, como diz o  Papa João Paulo II, pela praga do divórcio, das "uniões livres", do aborto, da eutanásia, do chamado "amor livre", do "sexo seguro", da "produção independente", dos "casamentos" de homossexuais, dos preservativos, etc., frutos de uma sociedade mergulhada no consumismo e no utilitarismo, e que fez uma opção pela "cultura do prazer".

O Papa disse na Carta às Famílias que: "Nos nossos dias, infelizmente, vários programas sustentados por meios muito poderosos parecem apostados na desagregação da família" (CF, 5). "No contexto da civilização do desfrutamento, a  mulher pode tornar-se para o homem um objeto, o filho um obstáculo para os pais, a família uma instituição embaraçante para a liberdade dos membros que a compõem. " (CF,13).

Quando, em 1994, o Parlamento Europeu, reconheceu a validade jurídica dos matrimônios entre homossexuais, até admitindo a adoção de crianças por eles, o Papa João Paulo II, reagiu de maneira forte e imediata: "Não é moralmente admissível a aprovação jurídica da prática homossexual. Ser compreensivos para com quem peca, e para com quem não é capaz de libertar-se desta tendência, não significa abdicar das exigências da norma moral. Não há dúvida de que estamos diante de uma grande e terrível tentação" (20/02/94).

Quando se cria "famílias" falsas, que não estão de acordo com a vontade de Deus, se destrói a família verdadeira e se põe em risco a sociedade.

Hoje estamos vendo, como disse o Papa João Paulo II no Brasil, em 1997, milhares de "filhos órfãos de pais vivos", por causa do "sexo livre" e irresponsável. São milhares de crianças sendo criadas sem o calor do pai. E as mães tendo de lutar bravamente e sozinhas para que não falte o pão dos filhos. Por que? Porque destruiu-se a família, o "Santuário da vida"; então, quem sofre são as próprias pessoas, especialmente os mais inocentes. A criança não pediu para vir ao mundo; não pediu para nascer; então, quem lhes dá a vida deve cuidar para que elas tenham um pai, uma mãe, um lar.

Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário